quinta-feira, 19 de abril de 2012

O Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 está na reta final.

O Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 está na reta final.

O objetivo desse projeto é melhorar de forma concreta a vida de cada criança e adolescente que vive no Semiárido Brasileiro. O trabalho começou em 2009 e termina agora em 2012, com a participação de mais de 1.800 municípios.
O Selo UNICEF mobiliza gestores, técnicos, conselheiros, lideranças sociais, adolescentes, crianças, famílias... Toda a sociedade, a fim de fortalecer o município para que cada criança e adolescente - seja na área urbana, nos povoados rurais, nas comunidades quilombolas ou indígenas
- possa crescer e se desenvolver integralmente. A conquista do Selo UNICEF Município Aprovado é o certificado de que os índices sociais - ou seja, os números que medem a qualidade de vida dessa população melhoraram.
De maio a junho deste ano, cada município deve realizar uma etapa fundamental para a conquista do Selo, que é organizar o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF. No 1º Fórum Comunitário, realizado em 2010, os municípios fizeram um diagnóstico de como vivem as crianças e os adolescentes, a fim de elaborar o Plano Municipal de Ação. Agora a população está sendo chamada a participar novamente. É o momento de a comunidade se reunir para analisar quanto o município melhorou em relação às políticas e serviços públicos destinados à infância e adolescência.
O trabalho do 2º Fórum Comunitário será coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio da Comissão Municipal Pró-Selo, ligada à prefeitura.

Você não pode faltar ao 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF.

É a população participando para dizer como o município avançou. O UNICEF analisa os números, os avanços alcançados, mas também ouve a população. Afinal, quem seria mais indicado pra dizer o que precisa melhorar do que você que vive no município? As famílias vão ter a oportunidade de dizer onde sentiram diferenças positivas para as crianças e adolescentes e o que ainda precisa ser desenvolvido.
No dia do 2º Fórum, o município contará com a presença de um mediador capacitado pelo UNICEF. Mas, ele é totalmente imparcial e não tem nenhuma ligação com o Estado. Como aconteceu no 1º Fórum Comunitário, o prefeito ou a prefeita, seus secretários e assessores poderão ser convidados para o evento, mas não devem participar ou interferir na avaliação. O compromisso de examinar os indicadores e garantir a conquista do Selo UNICEF Município edição 2009–2012 é exclusivamente do UNICEF.
Também é dever do mediador verificar o grau de funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar. Afinal, temos de saber se os órgãos estão mesmo cumprindo seu papel de garantir e proteger os direitos das crianças e adolescentes.

Estamos lutando pelos direitos da infância e adolescência, certo?

Então não podemos esquecer que toda criança e adolescente tem direito de participar do 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF. Por isso, meninas e meninos, participem! O espaço está aberto, agora e sempre, para que vocês expressem as suas ideias, tenham suas opiniões valorizadas e façam contribuições ao fortalecimento das políticas públicas. Para atuar na realização e avaliação do 2º Fórum é só preencher uma ficha de inscrição no dia do evento. O Conselho
Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente conta com o apoio das lideranças adolescentes para coordenar o processo.

Atenção: a participação de todos é muito importante nesta etapa da conquista do Selo UNICEF. O depoimento de cada um é levado em consideração na hora de a Comissão avaliar a pontuação do município.
Todos os membros da comunidade mobilizados para o 2º Fórum Comunitário, por meio de veículos de comunicação e outros meios, poderão participar da avaliação. É só chegar na hora e preencher a ficha de inscrição, que vai ser entregue ao Mediador do Selo. A diversidade dos participantes, moradores de comunidades urbanas e rurais, de mulheres e homens, de diferentes grupos étnico-raciais, de pessoas com deficiência e de gente de todas as classes sociais e idades, especialmente adolescentes, é essencial. Todos em busca de melhorias, todos em busca do Selo UNICEF. Vamos participar, gente!

Se você, mãe, pai, está preocupado que, após os resultados do 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, as ações voltadas para a infância e adolescência sejam esquecidas, mais um motivo para participar. O fim de uma edição do Selo não significa que o que foi construído vai ser colocado de lado, ou que nada mais será feito, mas o acompanhamento pela comunidade é fundamental. As ações nas áreas de promoção, garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente que foram fortalecidas ao longo do programa deverão ter continuidade e ser colocadas em prática. A “peteca” não pode cair. Temos de continuar unindo esforços em prol do melhor interesse da criança e do adolescente, ampliando e repetindo as boas práticas.

Neste último ano da edição 2009-2012 do Selo UNICEF, o município deve dar continuidade às ações e estabelecer metas para a reta final desta edição do Selo. Ainda temos o primeiro semestre para mostrar que podemos melhorar os indicadores do município, mas o trabalho não acaba por aí. Mesmo depois do 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, algumas questões precisam ser sempre lembradas. O município tem de continuar trabalhando nas ações planejadas para melhorar seus indicadores sociais, em relação à saúde da gestante e do bebê, à educação com qualidade, à prevenção da violência e tantos outros desafios. E sempre com a participação da comunidade.

Tudo que acaba deixa um novo começo. E com o Selo UNICEF Município Aprovado não é diferente. O último ano da Edição 2009- 2012 marca o início de um novo tempo de trabalho do UNICEF no Brasil. O Programa de País 2012-2016 busca promover a redução das disparidades regionais e garantir o direito de cada criança e adolescente no Brasil de sobreviver e se desenvolver, aprender, crescer sem violência, proteger-se e ser protegido do HIV/aids, viver plenamente essas etapas da vida e ser prioridade nas políticas públicas.
O UNICEF também vai continuar trabalhando em parceria com as três esferas de governo- isto é: com o governo federal, estaduais e municipais-, organizações civis, empresas, mídia, grupos religiosos e outras agências de cooperação internacional. E, é claro, os municípios sempre serão parceiros estratégicos na luta pela melhoria de vida das crianças e adolescentes. Melhorias que são feitas com a sua participação.

Retirado de:
http://www.selounicef.org.br/op=300&id_srv=2&id_tpc=17&nid_tpc=&id_grp=1&add=&lk=1&nti=8543&l_nti=S&itg=S&st=&dst=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário